Impressão DTF ou DTG, qual é a melhor?

Veja qual dos dois métodos de impressão é mais produtivo para a sua empresa.

Quem participa da comunidade da comunicação visual e das impressoras de grande formato conhece bem essas duas siglas: DTF e DTG. Mas você sabe as particularidades e as aplicações de cada tecnologia de impressão? Nesse artigo falaremos detalhadamente sobre cada uma e mostraremos qual delas pode ser mais produtiva para a sua empresa. Confira!

O DTF


A sigla DTF é a abreviação de direct to film, que em português significa direto em filme (em tradução livre). Assim, essa técnica consiste em realizar a impressão diretamente em um filme para, posteriormente, transferir para o material desejado com uma prensa térmica.
A tecnologia de impressão DTF tem se mostrado cada vez mais popular no mercado, principalmente para aqueles que trabalham com impressão em tecidos e diversos tipos de materiais, devido à sua eficiência e qualidade. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é DTF e como essa técnica funciona.
Para uma explicação detalhada, vamos falar de duas ramificações dentro do DTF: a versão à base de água, para impressão em tecidos de algodão, e a versão UV, para transferência da tinta para outros objetos que não sejam tecidos.

DTF UV


O DTF UV é um método de impressão digital que utiliza tecnologia UV para transferir imagens diretamente para filmes especiais. Este processo combina elementos da impressão direta em tecido (DTF) e da impressão UV, resultando em estampas de alta qualidade e durabilidade em uma variedade de materiais, não sendo aplicado em tecidos.

DTF à base de água


O DTF à base de água é a opção mais viável para quem busca imprimir em tecidos com qualidade e eficiência. Esse processo utiliza tintas aquosas para realizar a impressão e é considerado o mais eficaz para esse tipo de aplicação.
Esse tipo de equipamento está disponível no mercado e é importado da China pela AKAD. Além de equipamentos DTF UV, temos máquinas DTF a base de água disponíveis em dois tamanhos: 30 cm de largura e 60 cm de largura, para atender os diferentes tipos de demanda. Além disso, os equipamentos vêm com a revolucionária cabeça de impressão EPSON i1600.

DTG


O DTG, do inglês direct to garment, significa direto no tecido (em tradução livre). Sendo assim, é um método que tem a mesma aplicação do DTF à base de água. No processo de impressão de um equipamento DTG, a camiseta ou tecido a ser impresso é preparado com o pré-tratamento necessário e a impressão é então realizada diretamente nas fibras do tecido, seguida pela etapa de cura para garantir a fixação da tinta.

DTF à base de água x DTG


Assim como o DTF à base de água, o DTG também é utilizado para fazer impressão em tecidos por transferência térmica. A diferença é que essa versão não utiliza o filme. Ao invés disso, a impressora imprime diretamente no tecido, eliminando a etapa de impressão no filme e a transferência para o tecido.
Apesar de parecer mais prático e eficiente, essa técnica tem se mostrado problemática e pouco eficiente para produções em grande escala, pois é difícil manter a camiseta reta dentro da impressora e também é necessário aplicar um primer para preparar o tecido antes da impressão.
Assim, ao optar por investir em equipamentos de impressão, é importante escolher aqueles que ofereçam resultados satisfatórios e não causem problemas na produção.

Afinal, qual método é mais lucrativo?


A impressão DTF UV, é altamente recomendada para materiais variados. Se tratando de tecidos, apesar de possuírem o mesmo tipo de aplicação, o DTF a base de água e o DTG possuem diferenças cruciais, que podem determinar significativamente a produtividade de uma empresa.
Mesmo com a vantagem de ?eliminar? uma etapa no processo de impressão, o DTG acaba sendo mais problemático e inviável, já que é necessário um pré-tratamento no tecido, além da falta de praticidade no posicionamento do tecido, que precisa estar correto. Assim, o método mais vantajoso para uma alta escala de produção é o DTF à base de água.
Na AKAD, você encontra os equipamentos DTF com melhor custo-benefício do mercado brasileiro, tanto à base de água, como UV. Dê uma olhada nas nossas opções e converse com nossos vendedores, que vão esclarecer qualquer dúvida possível sobre os equipamentos!

por Akad

- 2309 visualizações

    Palavras-chave: Maquina de corte a laser, maquina de corte a laser mdf, Maquina de gravação a laser, Maquina de marcação a laser, maquina corte laser acrilico, Gravadora a laser, maquina cnc laser, cortadora a laser, maquina corte laser metal, Akad, Maquina de corte e

    Confira mais publicações: