Lançamento da NovaCut RouterMax: imperdível!

A Akad acaba de lançar no Brasil, a linha de máquinas de corte, gravação e usinagem NovaCut RouterMax.

De porte industrial, mas com preço de aquisição incrível, este equipamento promete abalar o mercado.
Feito com uma estrutura parruda e resistente, a fim de durar muitos anos de trabalho duro, mas
sem perder a precisão e a alta qualidade de corte.


Motor spindle refrigerado a água

Os motores de corte da NovaCut RouterMax, são motores de indução (sem escova nem carvão) de alta performance. Sua arquitetura especial, utiliza um sistema de refrigeração a água! Desta forma ele aguenta ciclos de trabalho praticamente ilimitados, sem a necessidade de descansos / paradas programadas. Muito diferente da maioria dos equipamentos nacionais, os quais utilizam refrigeração a ar, a qual gera problemas recorrentes de superaquecimento, sendo grande fonte de transtorno ao usuário. Em média a vida útil de um motor refrigerado a água, pode chegar a mais que o dobro de um refrigerado a Ar.

Controlador CNC DSP de última geração

O controlador DSP equipado nesta CNC RouterMax, está na vanguarda da tecnologia.

Mas o que é um DSP? Pra que ele serve?

O DSP é o coração eletrônico do equipamento. É ele que ordena e controla todos os movimentos da máquina. A maioria dos equipamentos nacionais, utilizam sistemas mais baratos e com isso, mais complexos do usuário final operar, ondem substituem o DSP, por um computador com um complexo software de controle. Já na NovaCut RouterMax, o avançado sistema DSP, já vem com um controle remoto integrado, onde o usuário não precisa sofrer com complexas e confusas interfaces. Basta plugar o PEN Driver no DSP, selecionar o arquivo, posicionar o ponto inicial com as setinhas no controle remoto e iniciar o trabalho. Tudo muito simples e rápido.

Isso se resume numa grande facilidade de uso, tempo reduzido de aprendizagem e treinamento, além de enorme estabilidade e precisão do equipamento.

Motores micro Passo e Drivers de alta capacidade e força

O sistema de motorização e movimento da NovaCut RouterMax, utiliza um consagrado sistema micro passo, com parrudos e resistentes motores e drivers de micro passo, capazes de gerar torque, velocidade sem abrir mão da precisão e durabilidade. Outro item importante desse sistema é sua durabilidade e resistência. É comum esses motores durarem mais de 10 anos sem nenhum tipo de manutenção ou reparo.

Inversor de frequência digital

Como a NovaCut RouterMax é dotada de um motor de corte AC Spindle de alta performance, somente é possível alterar a rotação deste motor, por meio de um inversor de frequência. Determinados materiais, necessitam rotações menores, caso contrário podem derreter o material, queima-lo e ainda quebrar a Fresa de corte. Por isso é muito importante ter um inversor no equipamento. Mas no caso da RouterMax, esse inversor é um modelo industrial e Digital, o qual se integra diretamente ao DSP e pode ser controlado digitalmente via controle remoto. O mais avançado sistema, para uma mais simples operação e interação com o equipamento.

Usinagem 3D

Capaz de interpolar os eixos X, Y e Z simultaneamente, a NovaCut RouterMax, é capaz de fazer belas esculturas e objetos em 3D. Tal função também é muito importante em prototipagem, e principalmente para fazer moldes, como por exemplo moldes de vacum forming.

Aplicações e tipos de matérias cortados / usinados

Uma grande fonte de duvidas misturada com muitos mitos, é o que realmente uma Router tem capacidade de cortar / usinar. Por muitas vezes, maus vendedores iludem inocentes compradores, da real capacidade de um equipamento tipo Router. O sonho de qualquer pessoa que esteja almejando comprar um sistema de corte e usinagem, é comprar um equipamento único que corte todos os tipos de materiais, com rapidez e boa qualidade de corte. Mas infelizmente não existe o santo Graal. Se apenas um único tipo de equipamento fizesse tudo com excelência, não existiriam tantos outros. Existem equipamentos CNC de Corte Plasma, Corte Laser, Corte por jato de água, Corte por Oxicorte, etc. Logo cada uma destas tecnologias é boa em alguma coisa e ruim em outras. Vamos listar onde a tecnologia CNC Router é boa, onde ela é mediana e onde ele é ruim ou inviável.

Corte em Madeira, MDF, MDP

O corte e usinagem em madeira, MDF, MDP, numa Router é extremamente eficiente e rápido. Se comparado com a LASER, é normalmente muito mais rápida dependendo da espessura, e capaz de cortar material muito grosso (o que na LASER já fica quase inviável). No entanto a borda do corte sempre necessita de um acabamento posterior com lixa etc.

Corte em ACM

No corte em ACM, a tecnologia Router é sem dúvida uma das mais eficientes. Corta rápido com qualidade, e dependendo da fresa utilizada deixa um ótimo acabamento. A grande maioria dos equipamentos LASER não cortam este tipo de material (só os extremamente caros). Outra tecnologia que corta bem este material é a de jato de água, mas os preços dos equipamentos chegam a ser 10x mais caros que uma Router.

Corte em Acrílico

No corte em acrílico, a tecnologia Rotuer é eficiente, capaz de cortar grandes espessuras sem dificuldades, no entanto o acabamento lateral da peça é sempre fosco. Isso é uma grande desvantagem se comparado o corte nas máquinas CNC Laser. Estas sim cortam o acrílico com grande qualidade e bordas totalmente polidas.

Corte em Plásticos tipo PS, PVC, ABS, PET, PETG

No corte destes materiais, a tecnologia Router é eficiente, capaz de cortar grandes espessuras sem dificuldades, no entanto é necessária muita atenção, pois eles têm grande tendência a derreterem no corte. É necessário ajustar a rotação do motor para obter um bom corte. Os equipamentos Laser até cortam esses matérias, mas com qualidade bem ruim, pois derrete a borda, a qual muda de cor em contato com o LASER. Fora isso, os gases gerados no corte LASER deste matérias são prejudiciais a saúde, e também agarram nos espelhos lentes e guias da máquina LASER, sendo um pesadelo cortar lá. Nesses matérias a Router é uma das melhores soluções.

Corte em Metais: Aço Carbono - Galvanizado - INOX - Alumínio - Latão

É nesses matérias que começam a maioria das dúvidas sobre os equipamentos Router. É comum muitos clientes comprarem esse equipamento perguntando se ele corta metal. Sim ele corta metal, mas nem todos ela consegue cortar bem, ou cortar numa velocidade minimamente razoável a ponto de conseguir trabalhar de forma lucrativa.

Um ponto de entendimento inicial, é saber que mesmo dentro de uma tecnologia, existem equipamentos para aplicações diferentes. Vou dar um exemplo com veículos. Uma Pick-up é capaz de transportar algumas pedras, mas um caminhão basculante é capaz de transportar muitos pedregulhos. Uma máquina CNC para usinar um bloco de motor, não é a mesma para usinar uma placa de trânsito.

Vamos focar na classe CNC Router com motor splindle de até 5.000w. Tais equipamentos são capazes sim, teoricamente, de cortar todos os metais acima referidos, mas nem todos de forma eficiente, para trabalhar no dia a dia.

Cortar Latão é perfeitamente possível no seu dia a dia. O Latão é um material bem mole e aceita ser cortado com velocidades razoáveis.

O alumínio, se parece um pouco com o latão, é macio (um pouco menos que o latão), e em espessuras de até 2mm, é viável seu corte no dia a dia. Mas utilizando um sistema de arrefecimento da fresa.

O aço carbono e aço galvanizado, são praticamente idênticos na sua dureza, e já é mais difícil e lento o corte na Router. É viável somente para quem vai cortar eventualmente nesse material (com espessuras menores que 1mm). Qualquer demanda superior a isso, já se torna pouco produtivo e custoso.

Por último e sempre o mais pedido é o aço INOX. Todos querem uma máquina boa e barata para cortar aço inox, mas infelizmente as Routers não são as mais indicadas para trabalhar com esse material. A Router é pouco produtiva e tem alto custo operacional para cortar INOX, principalmente em espessuras acima de 1 mm. Eventualmente pode-se cortar chapas com espessura 0.7mm, com velocidade relativamente baixas, e utilizando fresas especiais, mesmo assim, cortar INOX desgasta bem rápido a fresa.
Para quem realmente precisa de um equipamento rápido, eficiente e com excelente qualidade de corte em metais, o recomendado é a tecnologia de corte CNC LASER Fiber. Os equipamentos com esta tecnologia LASER fiber, são perfeitos para essa finalidade. A Akad também comercializa equipamentos com essa tecnologia (Linha NovaCut LASER Fiber). Acesse nosso site www.Akad.com.br e saiba mais.

Tamanhos e velocidades

Inicialmente a Akad vai comercializar a linha NovaCut RouterMax em 3 tamanhos de mesa: 120x120cm, 130x250cm e 200x300cm (área útil de corte). Este último tamanho é capaz de receber uma chapa inteira de MDF. As velocidades de corte variam de acordo com os materiais e espessuras a serem usinadas. O sistema do equipamento é capaz de superar velocidades superiores aos 15.000 mm/min, no entanto cada material que vai efetivamente limitar a velocidade.

por Matheus C. de Oliveira

- 3808 visualizações

    Palavras-chave: Maquina de corte a laser, maquina de corte a laser mdf, Maquina de gravação a laser, Maquina de marcação a laser, maquina corte laser acrilico, Gravadora a laser, maquina cnc laser, cortadora a laser, maquina corte laser metal, Akad, Maquina de corte e

    Confira mais publicações: